domingo, 25 de julho de 2010

as pessoas mal resolvidas

ou bem resolvidas mas que, hipocritamente, burlam seus destinos por medo da rejeição alheia.
Sempre tive problemas com esse tipo de pessoa porque sempre tive problemas com pessoas covardes.
E o que seria mais covarde do que abrir mão do que se é verdadeiramente só por ser mais cômodo ser o que não se é?
Definitivamente, me recuso, a partir desse momento, me envolver com essas pessoas.
Sou cheio de defeitos, dentre tantos outros, sou irônico, depreciativo, egoísta e por muitas vezes, cruel, mas uma coisa que eu não sou é covarde.
Já faz algum tempo que decidi viver exatamente da maneira que sou. Se eu sofri alguma vez com isso, não lembro ou já passou. Se não pesei devidamente os prós e os contras, já não é mais tempo.
A única certeza que tenho é que sou livre e vivo extremamente feliz só porque me aceito e aceitar a si próprio pode parecer mais difícil porém é muito mais recompensador do que ser aceito por terceiros, de uma forma não verdadeira.
Mas sim, falando delas e não de mim, não entendo a mente destes a que me refiro, sinceramente não.
Para mim sempre foi muito fácil diferenciar coisas, gostos e prazeres. E até mesmo pessoas, que eu faço questão de dispô-las em categorias: das essenciais as irrelevantes.
Eu não vou comer jiló só porque tá todo mundo comendo. Eu não vou ouvir tal música só porque todo mundo ouve. E eu não vou viver à margem daquilo que eu sou só porque alguém disse que é errado.
Nesse momento, é mais cômodo a essas pessoas não se aceitarem e fingirem ser o que não é, nesse momento, a falsa felicidade dessas pessoas parecem ser suficientes. Mas até quando?
Quando é a hora de romper esse laço e voar da gaiola? Eu digo: a hora é agora. Ou antes. Ou o mais rápido possível.
Quanto mais tempo a gente não se aceita mais pessoas se agregam a nós e passam viver a nossa mentira. E quanto mais tempo vamos permanecendo assim, mais mentiras se acumulam e mais dor será causada na hora do 'que se foda'!
Porque sim, essa hora chega pra todo mundo. Com ou contra a nossa vontade. Porque você já ouviu falar, mentira tem perna curta, que pode durar até uma vida inteira, mas que em um dia qualquer, vai vir à tona e você será lembrado para sempre como a pessoa covarde que foi a vida toda, que enganou todo mundo e que causou muita dor.
Felizmente, isso não vai acontecer comigo nem com um bocado de outras pessoas que assim como eu, vivem da forma que são. Sou feliz por elas, sou feliz por mim.
Não sei qual o propósito desse texto, se é mera catarse, orgulho ferido ou puro despeito, só sei que de uma forma ou de outra, assim como eu, ele é verdadeiro.



9 comentários:

Samilla Fonseca disse...

Adorei o texto, léo...e é exatamente essa tua característica de coragem que eu mais admiro, e por isso te quero por perto! ;**

Varda disse...

Eu sou uma pessoa incrivelmente covarde...=/

Letícia disse...

se joga, pintosa!
por isso que eu gosto de tu :D

Anônimo disse...

O que me encanta nas pessoas, é a personalidade própria. Gente que assume o que é, como é, o que gosta e como gosta. Gente que não está preocupada em agradar todo mundo.

Aline Araújo disse...

Por isso que tu é massa!
Autenticidade acima de tudo!

H. Cruz disse...

tive que ler duas vezes esse mesmo texto, porque parte de mim concorda plenamente, e a outra parte não.
a questão do ser ou não ser, é discutivel. e quem não sabe quem é? quem não se conhece?

"Para mim sempre foi muito fácil diferenciar coisas, gostos e prazeres."

por outro lado, tbm não gosto de pessoas que não tem personalidade.

enfim, gostei. (acabei lendo os outros textos, mtoo bons!)

abraço.

Leandro Luz disse...

Sempre fui atraído por pessoas bem resolvidas. De personalidade bem definida e consideradas longe da hipocrisia social. Confesso que já tive momentos de covardia, mas acredito que hoje não tenho mais nenhum problema com isso. Estou onde quero estar. Sou o que quero ser. Acho que estou satisfeito, ou quase.
Muito bom texto mesmo.
Um Abraço.

Lilly disse...

Bem, as pessoas tem medo da sua própria verdade. Até porque ninguém se acha (e não é, realmente) bom o suficiente, sempre temos uma ou outra característica a ser aprimorada. As pessoas tem medo da rejeição e isso faz com que se sintam compelidas a agir da "melhor forma" perante a sociedade. É, é a vida.

Gostei do seu texto, gostei da abordagem. Me lembrou como era o meu estilo de escrita há uns tempos.
Beijo, Leo.

Cristiano Guerra disse...

Em alguma daquelas linhas ali, eu tava lá dentro, sorrindo, entre uma palavra e outra. Poucos blogs tem tanto conteúdo como o seu. E só em não falar de amor, já ganhou meu dia. Concordo muito com o que você diz, e até de certo modo, uso muito dos argumentos que couberam nesse post. As pessoas preferem perder a si mesmas, a deixar de ganhar a atenção dos outros. Não descobri como te seguir, mas volto em breve.

Abraço